Proposta pedagógica

A Proposta Pedagógica do Instituto Educacional Andrade baseia-se na proposição sugerida e orientada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 e Resoluções da Secretaria Estadual de Educação que regulamentam a Lei.

Observa-se na referida Lei aspectos importantes os quais objeto de reflexão e eixo norteador desta proposta tais como a flexibilidade e a o oportunidade dos educandos serem atendidos dentro de suas necessidades cognitivas, sociais e psicológicas. Dentro desta linha de atuação o respeito e a valorização do ser humano é premissa nesta proposta de trabalho.

Os ensinamentos das atitudes de auto-estima, co-responsabilidade e participação são explorados em todas as situações do cotidiano escolar, dentro das diferentes disciplinas auxiliadas e enriquecidas pelos temas transversais.

Nossos educandos precisam ser aprendizes desde tenra idade até adolescência e juventude que somos responsáveis pela ecologia, pelos problemas sociais que também, afligem o homem moderno, e sua capacidade de participação positiva para transformação deste quadro triste e perverso que tanto aflige a sociedade.

Busca-se coerência entre o que se pretende ensinar aos alunos e a forma como todo trabalho pedagógico é desenvolvido. Quando se pretende ensinar o aluno a respeitar é necessário que o mesmo seja respeitado.

A educação para cidadania é apresentada na aprendizagem para reflexão a alunos, buscando um tratamento didático que contemple sua flexibilidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma importância das áreas convencionais.

Este trabalho sobre cidadania requer muita reflexão por envolver posicionamentos e concepções a respeito de suas causas e efeitos, de sua dimensão histórica e política. A ética, um dos temas mais trabalhado do pensamento filosófico contemporâneo, mas é também um tema que escapa aos debates acadêmicos, que invade o cotidiano de cada um, que faz parte do vocabulário conhecido por quase todos.

A reflexão ética traz à luz a discussão sobre a liberdade de escolha. Trata-se portanto, de discutir o sentido ético da convivência humana nas suas relações com as várias dimensões da vida social.

Diretrizes da Proposta Pedagógica

A contribuição da escola, portanto, é a de desenvolver um projeto de educação comprometida com o desenvolvimento de capacidade que permita intervir na realidade para transformá-la. Esta Proposta Pedagógica tem como objetivo e é orientada por três diretrizes:

- posicionar-se em relação as questões sociais e interpretar a tarefa educativa como uma intervenção na realidade no momento presente;

- não tratar os valores apenas como conceitos ideais;

- incluir essa perspectiva no ensino dos conteúdos das áreas do conhecimento escolar. A metodologia utilizada envolve interdisciplinaridade e transversatualidade pois as mesmas alimentam-se mutuamente, pois o tratamento das questões trazidas pelos Temas Transversais expõe as inter-relações entre os objetos de conhecimento, de forma que não é possível fazer um trabalho pautado na transversalidade tornando-se uma perspectiva disciplinar rígida.

A transversalidade abre espaço pára a inclusão de saberes extra-escolares, possibilitando a referência a sistemas de significado construídos na realidade dos alunos. Darão sentido a procedimentos e consertos próprios das áreas convencionais, superando assim o aprender apenas pela necessidade de aprender para "passar de ano", mas sim "aprender a aprender" com significado importante, útil e prático para a vida.

Os materiais didáticos utilizados expressam valores e concepções à respeito de seu objetivo. A análise crítica desse material representa uma oportunidade para desenvolver os valores e as atividades com os quais se pretende trabalhar.  Discussões, reflexões e estudos com jornais, revistas, livros, fatos, propagandas, programas de televisão trazem à tona os objetos que são utilizados no cotidiano escolar.

A metodologia desta proposta contempla dentro de uma visão, onde aprendizagem é conteúdo transformado, sala de aula não é local, é ambiente de prazer e crescimento, aluno não é destinatário, é ator da aprendizagem, professor não é depositante é mediador.

Para mudanças no cotidiano da sala de aula, para construir o conhecimento os alunos necessitam de profissionais competentes e que estejam percebendo também a construção de seu próprio conhecimento.

Dentro desta metodologia reflexiva cremos poder estar oferecendo uma boa qualidade de ensino.Avaliação:

Os critérios de avaliação explicitam as expectativas de aprendizagem, considerando objetivos e conteúdos propostos. A organização lógica e interna dos conteúdos objetivos e conteúdos propostos. A organização lógica e interna dos conteúdos, as particularidades e cada momento da escolaridade e as possibilidades de aprendizagem decorrentes de cada etapa do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social em uma determinada situação, na qual os alunos tenham condições de desenvolvimento do ponto de vista pessoal e social.

Os critérios de avaliação apontam as experiências educativas a que os alunos devem ter acesso e que são consideradas essencias para o seu desenvolvimento e socialização. Nesse sentido, os professores devem refletir de forma equilibrada os diferentes tipos de capacidades, e servir para encaminhar a programação e as atividades de ensino e aprendizagem. É importante ressaltar que os critérios de avaliação não expressam todos os conteúdos que foram trabalhados na série, ciclo, ou curso, mas aqueles que são fundamentais para que se possa considerar que um aluno desenvolveu as capacidades previstas de modo a poder continuar aprendendo progressivamente, sem que seu aproveitamento seja comprometido.

A avaliação é vista como um mecanismo norteador para aquisição de novos conhecimentos.