Quem somos


Objetivos da Escola:

O Instituto Educacional Andrade, norteará suas ações utilizando todos os recursos que possa dispor, com objetivo de oferecer a cada aluno o máximo de oportunidades. Seu currículo engloba o conjunto das forças que se integram no ambiente escolar dentro do qual se insere, num contexto de experiências selecionadas, planejadas, avaliadas e reorganizadas de tal forma que resulte num ambiente de estudo, aprendizagem e crescimento do aluno.

O objetivo da escola é proporcionar aos educandos um ensino que venha oferecer no sentido de aquisição, valores e conhecimentos necessários a vida pessoal e social.

Buscamos desenvolver nos alunos:

I. capacidade de comunicar-se por escrito e oralmente de forma clara e precisa;

II. desenvolver o raciocínio lógico no sentido de adquirir habilidade de resoluções de problemas do dia-a-dia. Para tanto valer-se-á dos conhecimentos e fundamentos matemáticos como instrumento de soluções quando se fizer necessário;

III. perceber-se como ser integrante da natureza e sua interferência e necessidade de colaboração para preservação do planeta;

IV. conhecer o próprio corpo, dele cuidar e adotar hábitos de vida saudável


EDUCAÇÃO INFANTIL

Objetivos da Educação Infantil:

1. Estimular a integração da criança em seu meio material e social, oferecendo-lhe a segurança indispensável para a realização de esforços pessoais neste sentido;

2. Estimular a descoberta do meio ambiente, garantindo-lhe liberdade de ação para realizar experiências e enfrentar obstáculos;

3. Desenvolver a criatividade que exige mobilidade de imagens mentais, flexibilidade e disponibilidade para incluir-se em novas estruturas evitando a dependência da criança em relação ao adulto;

4. Estimular a criança para que reconheça a existência dos outros colegas e adultos como seres livres, tanto quanto ela, para agir, imaginar e criticar;

5. Desenvolver pré requisitos básicos para melhor aprendizagem ao freqüentar as séries iniciais do ensino fundamental.

Tratamento Metodológico:

A metodologia adotada para ser trabalhada na Educação Infantil (Jardim e Pré), desenvolver-se-á seguindo as determinadas etapas evolutivas das crianças, e respeitando o ritmo diferente de uma criança para a outra.

Os professores atuarão com agentes importantes para o processo de socialização dos educandos.Através de situações concretas, a criança deverá ser estimulada para que mesma aprenda a fazer relações, comparações e conclusões, que serão subsídios importantes para o processo de ensino-aprendizagem.

A partir do interesse da criança trabalhar-se-á ações com brinquedos pedagógicos para que seja gerado concentração - esforço, propiciando uma real aprendizagem e estimulo para novos interesses e futura aquisição de conhecimentos formais e de sua autonomia.

I - Avaliação:A Avaliação no curso de Educação Infantil será realizada como um processo contínuo no qual o desenvolvimento da criança é focalizado em seus múltiplos aspectos, desenvolvimento este, que é pessoal e cujo ritmo deve ser respeitado.

O processo de avaliação deverá implicar, na aceitação do educando com suas possibilidades de realização sem a preocupação de enquadrá-lo em modelos rígidos pré estabelecidos.

Usar-se-á para registro, ficha individual de observação.


ENSINO FUNDAMENTAL

Objetivos Específicos:

1. Proporcionar ao aluno condições de tomar consciência para assegurar o desenvolvimento máximo de suas potencialidades;

2. Dar condições aos alunos conforme a faixa etária a formação crítica, criativa e aplicação dos conhecimentos e habilidades;

3. Desenvolver no aluno a capacidade de compreender, analisar, sintetizar, criticar, avaliar e aplicar os conceitos adquiridos;

4. Dar oportunidade aos alunos para que se tornem observadores, ativos e criativos diante dos desafios da realidade;

5. Incentivar e desenvolver nos alunos princípios éticos tais como: respeito mútuo, lealdade, disciplina, verdade, honradez, dignidade e cortesia.